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quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Coisas que você precisa saber antes de comprar em sites!


Olá amores :D
Tudo bem com vocês? *-*

Bom, eu não pretendia fazer esse post, mas acabei vendo uma necessidade MUITO grande de fazer! Mas, porque Gabi? Porque eu vejo um grande número de pessoas que reclamam dos vendedores e do site e ai quando você escuta a história dessas pessoas, os vendedores e o site não são os culpados... 
E isso me irrita um pouco, porque é totalmente falta de informação... -.-'  
Então, vi uma necessidade grande de fazer um post sobre algumas coisas que as pessoas precisam saber antes de sair por ai comprando... Então, vamos começar? 

1º - Sites como: Taobao, Aliexpress e Ebay são como um Shopping ENORME! 


 Sei que vai ser difícil, mas vamos tentar... Primeira coisa que você precisa entender é que: sites como Taobao, Aliexpress e Ebay são como shoppings, ou seja é um local que possui várias lojas! Então, assim como o shopping esses sites são como um "local" que fornece condições para que Lojas e Marcas possam vender seus produtos.
Acho que deu pra entender essa parte, né? 
A diferença, óbvia, é que um shopping é bem mais seletivo no que diz respeito as lojas e as marcas que vão ter dentro da sua área! Porém, isso não significa que os sites não proporcionam suporte e informações para os compradores.

2º - Ler as informações que os sites oferecem.


Geralmente, se descer até o fim da página o site te dá uma grande quantidade de informações!
A imagem a cima é do Aliexpress, ele fornece informações de: como compra, como fazer uma compra, como pagar, proteção do consumidor, serviço de apoio ao consumidor, perguntar frequentes e link para entrar em contato. Ou seja, se você tiver alguma dúvida e não achou em nenhum desses links a resposta, você pode entrar em contato com o próprio Aliexpress.

AMAZON

EBAY
MERCADO LIVRE

TAOBAO

3º - VEJA/LEIA a reputação da loja/ do vendedor.



É muito importante que você perca um pouco do seu tempo lendo e analisando os feedbacks que a loja/ o vendedor recebeu no site. Isso pode evitar que você tenha problemas na compra!
Então, a partir disso vou simular um exemplo pra vocês: decidi procurar uma peruca pro meu cosplay no aliexpress, digite na busca e o site dá as opções:



Temos uma foto de mostruário do produto, temos ao lado o nome do produto e a baixo do nome (onde grifei de amarelo) temos o ranking do vendedor! O próprio site faz o ranking dos vendedores com base nos feedbacks positivos, neutros e negativos! Eu achei um site bem legal (irei disponibilar o link no final do post) que tem a tabela dos níveis de vendedores do aliexpress:

Escola Importar - Tabela dos níveis/ranking dos vendedores
Por tanto, através desses símbolos você já consegue ter uma noção se o vendedor é confiável. Mas, vamos continuar... Escolhi um dos produtos, gostei mais da cor, o preço é bacana e outros...


Para ver os feedbacks do vendedor, você deve apertar nos links que destaquei em vermelho! No caso deste vendedor que eu escolhi são os links do "1544" e "98,6%".  Ele de redireciona direto para os feedbacks: 


No histórico de feedbacks, você tem o número de feedbacks em: 1 Mês, 3 Meses, 6 Meses, 12 Meses e Overall (todos). Eu aconselho ler primeiro os negativos, por exemplo no caso desse vendedor, ele tem ao todo 28 feedbacks negativos, quando você clica no "28", o site te mostra todos os feedbacks/comentários negativos que o vendedor teve. (obs: esses 28 feedbacks negativos correspondem a TODOS os itens que o vendedor vendeu, ou seja, são feedbacks de vários itens diferentes que ele vendeu, okay?) 

Porém, se quiser saber se o item que quer comprar tem feedbacks, vá até o fim da própria página do produto que vai ter os comentários de que já comprou. (no caso desta peruca que escolhi, outras 6 pessoas já compraram também e algumas já receberam e deixaram um comentário).


4º Produto parado nos correios brasileiros NÃO é culpa do vendedor!


Depois que você comprar o produto, ao ir em "Meus Pedidos":


Você pode vai ver todos os pedidos e detalhes de cada um que fez (óbvio xD): 


E na parte de "ver detalhes" você consegue saber o rastreamento do produto, o status (se o vendedor já enviou ou não) e os dias de proteção que você tem para abrir dispusta, caso o produto não chegue, ou venha danificado/errado.

Se no rastreio consta que o seu produto já está em seu país (no nosso caso, Brasil), porém está parado a vários dias em Curitiba - Sinto informar que a culpa não é do site, nem do vendedor! A culpa é dos correios brasileiros, em especial os de Curitiba que prendem a sua encomenda lá sem nenhuma consideração... Na verdade, até dá pra entender a estratégia deles, fazer com que você se canse de esperar e pare de comprar produtos chineses e compre o que tiver dentro do país! 

Então, caso seu produto esteja parado em Curitiba ou em qualquer outro lugar do Brasil, a única coisa que você pode fazer é sentar e esperar, ou se quiser pode tentar ligar nos correios e pressionar eles.


5º - O rastreio não funciona!


Eu geralmente dou um espaço de 15 dias para o rastreio começar a funcionar (tento ser paciente o máximo possível). 
Então, se já faz mais de 10 dias - Agora sim é culpa do vendedor! 
Sugiro que entre em contato com o vendedor para saber o que está acontecendo, caso ele não te responda, ou comece a te enrolar, ameace entrar com disputa!
E se mesmo assim ele não der satisfação, ou parar de te responder, entre com uma disputa e dê feedback negativo para o mesmo! Mas, tente ser paciente e tentar primeiro resolver conversando com o vendedor, comunicação é muito importante! Eu já tive problemas com um vendedor compartilhei meu problema neste post de Review

6º - Você pode pedir para aumentar a sua proteção!


Se a sua proteção estiver quase acabando e o seu produto ainda estiver parado em Curitiba, você pode entrar em "Meus Pedidos" e "ver detalhes" do seu pedido e terá um link (destaquei o mesmo em amarelo) para você aumentar o tempo de sua proteção.


Está caixa de diálogo vai abir e você pode colocar o número de dias que você gostaria que aumentasse a proteção. Ao confirmar, o seu pedido irá para o vendedor que pode aprovar ou não o seu pedido, tudo depende do número de dias que você pedir, é óbvio que se pedir um número muito exagerado, como 200 dias o vendedor não irá aprovar, pois o site já te dá 120 dias de proteção.

7º Você DEVE fazer um feedback para o vendedor!



Quando seu produto chegar e estiver em suas mãos, confirme no site o recebimento do mesmo e faça um feedback!
Você não precisa escrever um texto enorme, se quiser você nem precisa comentar nada! Mas, faça a avaliação do vendedor e do produto, pois assim como os feedbacks de outras pessoas te ajudaram a efetuar ou não a compra com o vendedor, o seu feedback pode ajudar outras pessoas também! 
Além disso, não é necessário escrever o feedback em inglês, pode escrever em portugês mesmo, não tem problema, o site não te obriga a escrever em inglês! E nós precisamos pegar o hábito de dar fededbacks, isso ajuda muito, acreditem!
Aliás, é algo que eu sinto falta na nossa comunidade lolita nacional, a falta de feedbacks! Então aproveitando quero deixar aqui o apelo para que mais feedbacks sejam feitos! ♥ 

✩ ✩ ✩ ✩ 

Bom, amores é isso *-*
O post começou para ser apenas informativo, mas virou meio q um tutorial x)
Mas, espero que mesmo assim tenha ajudado ♥ 
E caso queiram um tutorial mais detalhado de como comprar no Aliexpress ou no Ebay, podem pedir nos comentários ♥ 
Tem mais informações sobre o Aliexpress NESTE SITE!
Espero que tenham gostado ♥

2 comentários:

  1. Sinceramente, eu já cansei de falarem pra mim que o produto tava demorando a chegar por culpa de vendedor, trabalho com uma loja de revenda de importados, as vezes fazemos encomendas pra clientes, e muitos vem reclamar que o "fornecedor" não é bom porque o produto ta parado em Curitiba, e repetem a mesma frase se o produto é taxado.. Acho que faltou só essa informação sobre os produtos serem taxados no post, porque muitas pessoas não entendem o motivo de isso acontecer e que isso não é culpa da loja ou do Aliexpress em si. Essas informações são muito uteis pra quem ta começando agora com importações ou está montando uma lojinha, principalmente a parte sobre ver os feedbacks do vendedor, isso é algo que se deve fazer mesmo seja em lojas brasileiras ou internacionais pra se evitar levar um belo de um calote kk E sobre ler as informações, tenho um relato: Eu e minha sócia fizemos um pedido de um lote de colares e não lemos direito o que dizia, nós queríamos um lote sortido, mas advinha: o lote veio com 20 colares iguais -.-' Porque ela não leu o anuncio direito xD
    Amei o post, muito informativo, sugiro divulgar no grupo Aliexpress para Cosplayers no Facebook, vai bombar. Com carinho, Thia.

    http://thiafireflynebula.blogspot.com.br/

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    1. Oi Cinthia :D Eu te entendo totalmente! É realmente muito chato quando as pessoas ficam culpando as lojas e os vendedores se o produto tá nas mãos dos correios, eu fico puta da cara quando escuto esse tipo de comentário -.-
      Realmente, esqueci de colocar sobre as taxas >.< Obrigada pelo toque, vou editar o post e colocar sobre as taxas ♥ Depois vou publicar neste grupo q vc me indicou *-* Obrigadão :D

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