Olá amores :)
Tudo bem com vocês? :3
Gostaram da nova fonte do blog? *-*
Primeiro gostaria de dizer que não me
esqueci dos tema do mês do AF&L, apenas preciso terminar o post xD
Segundo, pensei várias vezes antes de fazer esse post, porque é um
assunto meio chato e delicado que as vezes as pessoas levam para o lado
pessoal. Por tanto, quero deixar claro que não há nenhum outro intuito senão o
de informar, okay? :)
♡ Marcas ♡
"A marca é o identificador de um produto. Todavia, seu
conceito é mais amplo do que um simples nome declarando qual o fabricante de um
produto.[...] Mas, marca é mais do que isso, marca representa o significado
que um produto possui para uma pessoa, e isso inclui nome, a representação
gráfica (logomarca) e as emoções associadas pelas pessoas ao produto." -
Treptow (2013).
Quando se cria uma marca, na teoria, deveria se pensar em toda a
estrutura desde o nome até suas propagandas, pois a marca reflete os conceitos
e as emoções que se deseja passar para o público. Infelizmente, atualmente as pessoas criam marcas e só depois se
preocupam com a aparência, ou com a opinião que seus consumidores têm, logo
acabam precisando reposicionar ela no mercado.
Na moda lolita não é diferente! As marcas precisam se posicionar e
passar conceitos, ideias, emoções que atingem o consumidor e faz ele comprar.
Muitas vezes, acaba criando até clientes fiéis. Apesar de ser difícil ter
clientes fiéis nos dias de hoje, pois com o grande número de marcas e preços
diferenciados, os consumidores acabam vendo apenas o preço e se esquecem de
outras coisas, como qualidade, exclusividade, opções, emoções e etc.
Atualmente, a Bodyline está tentando um reposicionamento no
mercado, para conquistar consumidores (tanto antigos, como novos).
“Quando a empresa opta por estabelecer-se em função da identidade
da marca, deve estar disposta a grandes investimentos de divulgação, para que
seus consumidores conheçam a marca, seus valores e com ela se identifiquem.” –
Treptow (2013).
Como exemplo, no livro de Treptow ele traz a Victoria’s Secret
posiciona-se através da sensualidade, ou seja, a identidade da marca traz a
sensualidade. O que isso quer dizer?
Que o consumidor no subconsciente sente
que vai ficar sensual ao comprar os produtos da Victoria’s Secret. A identidade da marca pode influenciar o consumidor na decisão de
compra.
“Essa identidade possui âmbitos abstratos da reputação e prestígio
da marca, mas também um lado tangível no aspecto físico do produto e
embalagem.” – Treptow (2013).
Ao comprar o produto o consumidor não está apenas adquirindo o
produto, ele também está comprando junto os benefícios, atributos e promessas.
Por exemplo, quem nunca viu aquela propagando do Doril?
A propaganda faz a promessa de que se você comprar o remédio e
tomar, sua dor vai sumir. Porém as vezes acontece da marca fazer um identidade de
exclusividade e sofisticação e na cabeça do consumidor fica presa a ideia de
que a marca é cara e restrita a um grupo que ele não pertence e essa não era
exatamente a mensagem que a marca queria transmitir.
Vocês já leram o “Brand Concept” da Angelic Pretty?
Tradução: “Angelic Pretty fornece
roupas adoráveis coberta com rendas, babados e fitas assim como as princesas
dos contos de fadas que você sonhou quando era menina.
Queremos que as garotas nunca percam de vista esse sonho ...
Esta é uma marca para as meninas
querem manter esse sonho vivo. ”
Essa é a identidade da marca.
Mas, atualmente muitas meninas vêm ela como descrevi anteriormente: “uma marca
cara e restrita a um grupo ao qual não pertence”.
Lembrando que a identidade da
marca vai muito além do produto, pois este troca a cada coleção, a cada
estação, enquanto o conceito da marca continua, este é o espírito do produto e
precisa estar presente no mesmo. Ou seja, o produto físico satisfaz uma
necessidade e a marca, que seria seu espírito, transmiti emoção, valores e
tributos que seduzem o consumidor e atendem suas necessidades psicológicas.
“A identidade da marca vai além
do produto. É o comprometimento do conjunto de elementos envolvidos com a
comercialização do produto (pessoas, serviços, conceitos). Que sensação o
consumidor teria ao entrar numa loja de cosméticos com balconistas mal
maquiadas?” – Treptow (2013).
Muitas vezes marcas que já estão
consagradas no mercado, fazem propagandas com um apelo emotivo, para que o
consumidor se sinta valorizado, mobilizado e compre da marca a valorizando
também.
Por exemplo, nessa propaganda da
Angelic Pretty, na revita Gothic Lolita Bible vol. 49, da coleção Holy Lantern
(Outono – 2013). Eu em particular interpreto que o vestido me daria poderes de
telecinése e por tanto eu poderia tomar chá flutuando *-*
Além, de que pra mim também representa uma mudança de personalidade ao cai da noite, então eu passaria de um “anjo” (na foto da direito, com o JSK lavanda) para uma bruxinha (na foto esquerda, com o JSK vermelho) – essa é a interpretação que eu tenho quando olho as imagens, mas a interpretação de cada um pode ser bem distinta de acordo com o conhecimento e visão de mundo de cada um ;)
Além, de que pra mim também representa uma mudança de personalidade ao cai da noite, então eu passaria de um “anjo” (na foto da direito, com o JSK lavanda) para uma bruxinha (na foto esquerda, com o JSK vermelho) – essa é a interpretação que eu tenho quando olho as imagens, mas a interpretação de cada um pode ser bem distinta de acordo com o conhecimento e visão de mundo de cada um ;)
E vocês como interpretam essa
linda propaganda? (falem nos comentários :3)
♡ ♡ ♡ ♡ ♡
Referências bibliográficas e online:
♡ Inventando Moda: Planejamento de Coleção - Doris Treptow (2013) - LINK para comprar
♡ Brand Concept - Angelic Pretty USA - LINK
♡ Gothic Lolita Bible vol. 49 - Outono 2013
♡ ♡ ♡ ♡ ♡
Espero que tenham gostado :)
Em breve faço a parte 2 ♥
Espero que tenha sido informativo *-*
♡ ♡ ♡ ♡ ♡
Referências bibliográficas e online:
♡ Inventando Moda: Planejamento de Coleção - Doris Treptow (2013) - LINK para comprar
♡ Brand Concept - Angelic Pretty USA - LINK
♡ Gothic Lolita Bible vol. 49 - Outono 2013
♡ ♡ ♡ ♡ ♡
Espero que tenham gostado :)
Em breve faço a parte 2 ♥
Espero que tenha sido informativo *-*
Muito bom esse artigo. Realmente tem toda uma ideologia por trás das marcas a serem vendidas. Eu sempre adorei esse conceito da Angelic Pretty!
ResponderExcluirhttp://doce-madreperola.blogspot.com.br/
Obrigada Madrepérola *--*
ExcluirFico feliz que tenha gostado :)
Que artigo incrível, Gabriela! Super explicativo e recheado de boas referências. Estou ansiosa pela parte 2 ♥
ResponderExcluirObrigada Rose *--*
ExcluirVou tentar fazer o mais breve possível x) uhashuashuauh
Vejo uma série de posts muito interessantes vindo ~*
ResponderExcluirPercebo um "q" de tcc aqui hahaha xD
Aah que bom que gostou *O*
ExcluirÉ, tirei parte do que tenho que colocar no TCC auhshuasuhauhs x)
Quando ele tiver mais bonitinho eu posto no blog *-* auhshuahsuahu
obrigada <3