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domingo, 23 de agosto de 2015

♡ Marcas, preços e compras - parte 01 ♡


Olá amores :)
Tudo bem com vocês? :3
Gostaram da nova fonte do blog? *-*

Primeiro gostaria de dizer que não me esqueci dos tema do mês do AF&L, apenas preciso terminar o post xD 
Segundo, pensei várias vezes antes de fazer esse post, porque é um assunto meio chato e delicado que as vezes as pessoas levam para o lado pessoal. Por tanto, quero deixar claro que não há nenhum outro intuito senão o de informar, okay? :)

Marcas 

"A marca é o identificador de um produto. Todavia, seu conceito é mais amplo do que um simples nome declarando qual o fabricante de um produto.[...] Mas, marca é mais do que isso, marca representa o significado que um produto possui para uma pessoa, e isso inclui nome, a representação gráfica (logomarca) e as emoções associadas pelas pessoas ao produto." - Treptow (2013).

Quando se cria uma marca, na teoria, deveria se pensar em toda a estrutura desde o nome até suas propagandas, pois a marca reflete os conceitos e as emoções que se deseja passar para o público. Infelizmente, atualmente as pessoas criam marcas e só depois se preocupam com a aparência, ou com a opinião que seus consumidores têm, logo acabam precisando reposicionar ela no mercado.

Na moda lolita não é diferente! As marcas precisam se posicionar e passar conceitos, ideias, emoções que atingem o consumidor e faz ele comprar. Muitas vezes, acaba criando até clientes fiéis. Apesar de ser difícil ter clientes fiéis nos dias de hoje, pois com o grande número de marcas e preços diferenciados, os consumidores acabam vendo apenas o preço e se esquecem de outras coisas, como qualidade, exclusividade, opções, emoções e etc.

Atualmente, a Bodyline está tentando um reposicionamento no mercado, para conquistar consumidores (tanto antigos, como novos).  



Quando a empresa opta por estabelecer-se em função da identidade da marca, deve estar disposta a grandes investimentos de divulgação, para que seus consumidores conheçam a marca, seus valores e com ela se identifiquem.Treptow (2013).
Como exemplo, no livro de Treptow ele traz a Victoria’s Secret posiciona-se através da sensualidade, ou seja, a identidade da marca traz a sensualidade. O que isso quer dizer? 
Que o consumidor no subconsciente sente que vai ficar sensual ao comprar os produtos da Victoria’s Secret. A identidade da marca pode influenciar o consumidor na decisão de compra.

Essa identidade possui âmbitos abstratos da reputação e prestígio da marca, mas também um lado tangível no aspecto físico do produto e embalagem.Treptow (2013).

Ao comprar o produto o consumidor não está apenas adquirindo o produto, ele também está comprando junto os benefícios, atributos e promessas. Por exemplo, quem nunca viu aquela propagando do Doril?



A propaganda faz a promessa de que se você comprar o remédio e tomar, sua dor vai sumir. Porém as vezes acontece da marca fazer um identidade de exclusividade e sofisticação e na cabeça do consumidor fica presa a ideia de que a marca é cara e restrita a um grupo que ele não pertence e essa não era exatamente a mensagem que a marca queria transmitir.

Vocês já leram o Brand Concept da Angelic Pretty?


Tradução: Angelic Pretty fornece roupas adoráveis coberta com rendas, babados e fitas assim como as princesas dos contos de fadas que você sonhou quando era menina.
Queremos que as garotas nunca percam de vista esse sonho ...
Esta é uma marca para as meninas querem manter esse sonho vivo.

Essa é a identidade da marca. Mas, atualmente muitas meninas vêm ela como descrevi anteriormente: uma marca cara e restrita a um grupo ao qual não pertence.
Lembrando que a identidade da marca vai muito além do produto, pois este troca a cada coleção, a cada estação, enquanto o conceito da marca continua, este é o espírito do produto e precisa estar presente no mesmo. Ou seja, o produto físico satisfaz uma necessidade e a marca, que seria seu espírito, transmiti emoção, valores e tributos que seduzem o consumidor e atendem suas necessidades psicológicas.

A identidade da marca vai além do produto. É o comprometimento do conjunto de elementos envolvidos com a comercialização do produto (pessoas, serviços, conceitos). Que sensação o consumidor teria ao entrar numa loja de cosméticos com balconistas mal maquiadas?Treptow (2013).


Muitas vezes marcas que já estão consagradas no mercado, fazem propagandas com um apelo emotivo, para que o consumidor se sinta valorizado, mobilizado e compre da marca a valorizando também.



















Por exemplo, nessa propaganda da Angelic Pretty, na revita Gothic Lolita Bible vol. 49, da coleção Holy Lantern (Outono – 2013). Eu em particular interpreto que o vestido me daria poderes de telecinése e por tanto eu poderia tomar chá flutuando *-* 
Além, de que pra mim também representa uma mudança de personalidade ao cai da noite, então eu passaria de um “anjo” (na foto da direito, com o JSK lavanda) para uma bruxinha (na foto esquerda, com o JSK vermelho) – essa é a interpretação que eu tenho quando olho as imagens, mas a interpretação de cada um pode ser bem distinta de acordo com o conhecimento e visão de mundo de cada um ;)
E vocês como interpretam essa linda propaganda? (falem nos comentários :3)

♡ ♡ ♡ ♡ 
Referências bibliográficas e online:
♡ Inventando Moda: Planejamento de Coleção - Doris Treptow (2013) - LINK para comprar 
Brand Concept - Angelic Pretty USA - LINK
♡ Gothic Lolita Bible vol. 49 - Outono 2013

♡ ♡ ♡ ♡ 
Espero que tenham gostado :) 
Em breve faço a parte 2 ♥  
Espero que tenha sido informativo *-*

6 comentários:

  1. Muito bom esse artigo. Realmente tem toda uma ideologia por trás das marcas a serem vendidas. Eu sempre adorei esse conceito da Angelic Pretty!

    http://doce-madreperola.blogspot.com.br/

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    1. Obrigada Madrepérola *--*
      Fico feliz que tenha gostado :)

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  2. Que artigo incrível, Gabriela! Super explicativo e recheado de boas referências. Estou ansiosa pela parte 2 ♥

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    1. Obrigada Rose *--*
      Vou tentar fazer o mais breve possível x) uhashuashuauh

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  3. Vejo uma série de posts muito interessantes vindo ~*

    Percebo um "q" de tcc aqui hahaha xD

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    1. Aah que bom que gostou *O*
      É, tirei parte do que tenho que colocar no TCC auhshuasuhauhs x)
      Quando ele tiver mais bonitinho eu posto no blog *-* auhshuahsuahu
      obrigada <3

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